quinta-feira, 29 de maio de 2008

Advergame

Advergame (advertising + games)
O Advergame, também conhecido como jogo publicitário, é o uso de jogos interativos com a intenção de transmitir mensagens publicitárias para os consumidores. No jogo há interação com o consumidor, fazendo com que a marca, produto ou mensagem fique sempre em evidência. Essa definição e seus exemplos são simples e fáceis de assimilar: um jogo de basquete da Nike onde você escolhe o tênis para a partida… os exemplos são muitos; Microsoft, Procter & Gamble, Toyota, Ford, Radio Shack, General Motors e Sony.

Esses advergames se tornam óbvios pelo patrocínio (um joguinho de carrinhos para a Ford ou para a Toyota). Eles funcionam muito bem no celular por exemplo, mas competem com títulos consagrados no PC ou consoles. Existe outra possibilidade de advergame, em vez de desenvolver o game, você simplesmente patrocina um evento virtual, ou anuncia dentro do ambiente virtual. Os formatos mais simples (e mais óbvios também) são os eventos esportivos como placas em jogos de futebol:

Nenhum comentário: