quinta-feira, 29 de maio de 2008

Advergame

Caso você ainda não tenha notado, a publicidade criou seu espaço dentro do mundo virtual dos videogames. Talvez você já tenha visto aqueles anúncios que circulam no seu jogo de pôquer online favorito e não pensou muito sobre ele. Ou você já reparou em um anúncio de outodoor do seu refrigerante favorito ao jogar um jogo no seu Xbox? De repente, você percebe que o mundo dos jogos está se tornando muito real. E, ao se igualar com a sua realidade diária, esse mundo virtual está vendendo para você exatamente como o mundo real. Isso é eficaz? Provavelmente. Esse é o caminho do futuro? Definitivamente. Cada vez mais empresas estão testando esse caminho com um método um tanto novo de atingir potenciais clientes chamado advergame.
Neste artigo, descobriremos o que é o advergame, como ele começou e por que as empresas estão se voltando para o advergame para anunciar seus produtos e serviços.


O advergame é uma mistura envolvente de publicidade e entretenimento que assume a forma de videogames. De acordo com a eMarketer.com, isso ocorreu por volta do início da década de 80, quando a Kool-Aid e a Pepsi desenvolveram os jogos para o Atari 2600 que apresentavam seus produtos e distribuíam os cartuchos de jogos em promoções. O American Home Foods também teve um jogo que promovia a Chef Boyardee distribuído em disquetes flexíveis. Desde então, muitas outras empresas desenvolveram jogos inspirados em seus produtos ou mesmo em seus personagens promocionais. O Trix Rabbit, da General Mill, fez parte de um jogo no qual ele e seus amigos jogavam baseball contra os maiores jogadores da liga profissional. Esse jogo, assim como outro jogo chamado "Chex Quest" (lançado em 1996) que tinha foco nos cereais da Chex, foi distribuído através das caixas de cereal (certamente uma fração do preço de um brinquedo tradicional).


consistia em doces reais como parte
do jogo, assim como seu logotipo na tela constantemente


Em 1998, a NVision Design (atual Blockdot) precisava construir um reconhecimento de campanha, assim, eles criaram um jogo chamado "Good Willie Hunting," uma paródia do Whack-a-Mole que satirizou as escapadas extraconjugais do presidente Clinton. O jogo fez um grande sucesso e chamou mais atenção para esse novo método promocional.

Em 2001, o termo "advergames" foi cunhado na coluna "Jargon Watch" da revista Wired. Desde então, ele vem sendo usado para descrever os jogos online gratuitos que muitas das grandes empresas estão usando agora para promover seus produtos.

Nenhum comentário: